ThiagoDamasceno: Música/Nova Banda: VIAJANTE CLANDESTINO

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Música/Nova Banda: VIAJANTE CLANDESTINO

Viajante Clandestino

Por Thiago Damasceno

Goiânia – GO, sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

            Viajante Clandestino: Não, minha situação não é ilegal. Meus passaportes estão atualizados e em ordem. “Viajante Clandestino” foi o termo que eu e Heitor Gomes Lopes escolhemos pra nomear nossa dupla/banda, ou melhor, duo. Somos parceiros musicais de longa data e amigos de data mais longa ainda. Já passamos por várias bandas imaginárias e bandas reais chamadas Blackout, Final Doom e Cidade Muda. Ele participa do grupo de música infantil e teatro de fantoches Omalô, e eu já fiz Teatro por um ano. Enquanto ele anda se aprofundando em Teoria Musical, ando paquerando a Literatura, mas sem deixar de namorar a Música. Após idas e vindas, decidimos gravar nossas composições e nos autolançar na Internet pela primeira vez, com o álbum intitulado “Cantos Urbanos”.


            Nascidos em Carolina – MA, mas residindo em Goiânia e Brasília, criamos nossas canções tendo como influência nós mesmos, em primeiro lugar, e depois, em comum, Raul Seixas e boa parte das bandas do rock brasileiro dos anos 80, principalmente Legião Urbana e Engenheiros do Hawaii. Gosto de ouvir músicas que foram lançadas muito antes de eu ter nascido, como a turma do Clube da Esquina, Secos & Molhados, O Terço e 14 BIS. Heitor escuta bandas mais atuais, como Falamansa, Cidade Negra, Charlie Brown Jr. e O Rappa. Influências internacionais? Ouço muito hard rock, Pink Floyd, Beatles, The Doors, Bob Dylan, Neil Young e Jethro Tull. Uma mistura e tanto!

            Desde os períodos escolares que eram chamados de “ginásio”, eu, Heitor e mais dois amigos resolvemos fundar uma banda. Escolhíamos os nomes, temas de letras, quem ia tocar o quê, etc. Tocar era o de menos. Eu mesmo entrei um pouco tarde nessa aventura. Quando fui aprender a tocar violão os outros já sabiam um pouco de quase tudo. Mas os rios da vida correm sem previsão e dos quatro membros “originais”, sobraram apenas nós dois. Um optou pelo sacerdócio católico e o outro está sintonizado em outras freqüências musicais. Considero nosso som, basicamente, do gênero folk rock. Brasileiro, claro. Usei os termos em inglês porque a música é mundial e misturada. Ao som de violões, percussão, flauta doce e gaita, cantamos nossas letras que falam sobre crítica social, amor, cidades grandes, cidades pequenas, migrações, trabalho, andanças noturnas, amizade, e muitos outros assuntos.

            Com a diversidade de temas musicais, arranjos, formas de cantar e o nome o duo, talvez não nos confundam com mais uma dupla sertaneja, mas o terreno é inseguro. Tenho certeza que um dia nos perguntarão se tocamos Jorge & Matheus, além das nossas músicas, claro.


            Acompanhe nossos trabalhos por este blog ou pela página Viajante Clandestino do Facebook (https://www.facebook.com/pages/Viajante-Clandestino/143634502413017).  Dando corda à informação instantânea e em grande quantidade da Internet, sempre postarei diários de nossas gravações, fotos e vídeos. E como sempre, será um prazer trabalhar com música, divulgá-la e escrever pro meu público fiel.

Viva a música! Até breve!
            

Nenhum comentário:

Postar um comentário