ThiagoDamasceno: Comentando Letras: Somos Quem Podemos Ser, Engenheiros do Hawaii

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Comentando Letras: Somos Quem Podemos Ser, Engenheiros do Hawaii


Um Dia Me Disseram...

Por Thiago Damasceno

            Terceira faixa do álbum “Ouça O Que Eu Digo, Não Ouça Ninguém” (1988) do Engenheiros do Hawaii, Somos Quem Podemos Ser figura entre as canções mais populares de Humberto Gessinger e entre as mais apreciadas pelos fãs. Sonia Maia, em sua crítica sobre esse álbum diz que Somos Quem Podemos Ser parece ser uma canção para crianças. Concordo com sua opinião e vejo que a ideia central do álbum é voltada para crianças. Somos Quem Podemos Ser é uma das canções de “Ouça O Que Eu Digo, Não Ouça Ninguém” que mais demonstra essa característica. Entendo que ela tem como tema principal as descobertas e dores do crescimento.

Somos Quem Podemos Ser
(Humberto Gessinger)

Um dia me disseram que as nuvens não eram de algodão
Um dia me disseram que os ventos, às vezes, erram a direção
E tudo ficou tão claro, um intervalo na escuridão
Uma estrela de brilho raro, um disparo para um coração

Um dia me disseram quem eram os donos da situação
Sem querer eles me deram as chaves que abrem essa prisão
E tudo ficou tão claro, o que era raro ficou comum
Como um dia depois do outro, como um dia, um dia comum

A vida imita o vídeo, garotos inventam um novo inglês
Vivendo num país sedento, um momento de embriaguez
Somos quem podemos ser, sonhos que podemos ter

Um dia me disseram quem eram os donos da situação
Sem querer eles me deram as chaves que abrem essa prisão
Quem ocupa o trono tem culpa, quem oculta o crime também
Quem dúvida da vida tem culpa, quem evita a dúvida também tem

Somos quem podemos ser
Sonhos que podemos ter



            A canção começa com “Um dia me disseram que as nuvens não eram de algodão”. Interpreto que o sujeito lírico afirma que cresceu, pois quando criança, se crê que as nuvens são feitas de algodão, mas certo dia, disseram para ele que não era bem assim. Mais a frente lhe disseram também que “os ventos, às vezes, erram a direção”. Ou seja, nem tudo sai como o planejado. Com isso, esse sujeito teve uma compreensão maior e melhor das coisas “E tudo ficou tão claro, um intervalo na escuridão”. Fez-se luz sobre as ideais que ele tinha, entretanto, é claro que isso lhe causou um choque emocional “um disparo para um coração”.

O pré-refrão diz: “A vida imita o vídeo, garotos inventam um novo inglês, vivendo num país sedento um momento de embriaguez”. Contrariando o rock brasileiro da década de 1980 que fazia seu som com letras portuguesas e com temas brasileiros, muitas bandas da década de 1990 optaram, infelizmente, pelo uso do inglês em suas letras. Com exceção das bandas que queriam e fizeram carreira no exterior (Sepultura, por exemplo), a escolha foi e é triste. Qual o sentido de ficar cantando tudo em inglês em um país cuja língua oficial é o português? Todo brasileiro é versado em inglês? Com certeza, não. Renato Russo comenta sobre isso no “Acústico MTV” da Legião Urbana, falando até que algumas formas de cantar em inglês aqui no Brasil são horrorosas. Nisso, entra a parte “garotos inventam um novo inglês”, talvez garotos que cresceram no contexto da abertura do Brasil à música internacional de uma forma nunca vista antes (O primeiro Rock In Rio de 1985 demonstra isso) e criaram sua identidade baseando-se muito na cultura norteamericana (como gerações anteriores e posteriores). Mas eles não são completamente "vítimas", são selecionadores, e qualquer brasileiro urbano tem muito da cultura norteamericana. Acho que Gessinger destaca essas influências culturais no crescimento dos jovens. “A vida imita o vídeo” só intensifica uma característica brasileira de copiar o estrangeiro. Vendo uns vídeos de Latino no início da sua carreira, me parece que ele queria ser uma espécie de Michael Jackson in portuguese. Usei Latino como exemplo, mas há muitos outros exemplos no ramo da música.

“Um dia me disseram quem eram os donos da situação”. O marxismo, corrente de pensamento baseada na obra do famoso Karl Marx, defende que uma classe privilegiada domina a sociedade: a burguesia, os industriais, os donos dos meios de produção com seus lucros e suas ideologias de louvor ao trabalho (para as classes mais baixas) e manutenção da ordem. O sujeito da letra, crescendo, entrou em contato com esse pensamento e viu que os “donos da situação” eram humanos, e não simplesmente o “Papai do Céu”. Mas qual seria o sentido de “Sem querer eles me deram as chaves que abrem essa prisão?”.

O capitalismo prega muitas coisas, entre as quais, a mentira institucionalizada de que todos os homens são iguais (tema tratado na canção Ninguém=Ninguém, também do Engenheiros do Hawaii) e com isso, uma Educação livre para todos. A atual Educação brasileira é uma coisa triste, mas ela possibilita criticar o sistema capitalista. Vale lembrar que o capitalismo volta e meia entra em crise. A superprodução pode desencadear uma (como a Crise de 1929). O que quero dizer é que, sendo uma criação humana, o capitalismo é contraditório e carrega consigo seus próprios “inimigos”, chegando até a vendê-los. Por exemplo, as obras dos pensadores Karl Marx e Friedrich Nietzsche criticam o capitalismo e a moral, respectivamente, e eles são muito bem vendidos. Com isso, “Sem querer eles me deram as chaves que essa prisão”. A prisão seria o sistema capitalista, ao qual estamos encarcerados.

            As relações humanas são complexas e o mundo também, isso é claro. As coisas não estão no definitivamente no preto ou no branco. Estão misturadas, correm por todos os lados. Logo, qualquer evento tem seus “heróis” e “vilões” e muitos responsáveis: “Quem ocupa o trono tem culpa, quem oculta o crime também...” E para terminar a letra e concluir esse pensamento de duplicidade, o refrão “Somos quem podemos ser, sonhos que podemos ter” expressa que estamos entre o real (ser) e o ideal (sonhos).

            Vejo que o sujeito lírico de Somos Quem Podemos Ser cresceu e aprendeu essas coisas.




Obs: Para ver mais letras comentadas, digite “Dias de Luta”, “Flores Em Você” e “Só Pro Meu Prazer” em BUSCA.

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