ThiagoDamasceno: Séries de TV: Milagres: Entre o Céu e o Inferno (Miracles)

sábado, 15 de dezembro de 2012

Séries de TV: Milagres: Entre o Céu e o Inferno (Miracles)

Milagres: Entre o Céu e o Inferno

Por Thiago Damasceno, diretamente do outro mundo

- O que vi com aquele garoto, ele... Ele era doente. E sempre que curava alguém, ele piorava. E no final das contas, isso o matou. Por que Deus faria uma coisa dessas?
- Quem disse que foi Deus?

           
            Acima, parte do primeiro diálogo entre os personagens Paul Callan e Alva Keel feito no final do primeiro episódio da minissérie Milagres: Entre o Céu e o Inferno. Fantasmas, contatos com o outro mundo, túneis temporais, casas assombradas, sangues que escrevem mensagens enigmáticas e até falsos milagres povoam o universo paranormal dessa minissérie que acompanhei pela primeira vez nas madrugadas de 2005 e 2006 quando ela passava junto com a aclamada série Além da Imaginação (2002-2003) no extinto programa Séries Premiadas do SBT.

            Milagres (no Brasil), Fenômenos (em Portugal) e Miracles (no original) foi produzida pela norteamericana ABC e estreou em 27 janeiro de 2003 nos EUA. É uma série underground, mas graças à Internet foi possível baixar todos os seus treze episódios (com certa dificuldade) e assisti-los novamente. No fim do texto postei os links dos dois primeiros episódios com som em inglês e legendas em português já embutidas. Quem curtir e desejar ver mais, basta entrar em contato pelos comentários deste post, por e-mail ou Facebook.


           A minissérie criada por Michael Petroni e Richard Hatem conta a estória de Paul Callan (Skeet Ulrich), seminarista de Boston que investiga milagres. Basicamente, milagres são fenômenos extraordinários que desafiam as explicações racionais e têm forte relação com a presença e atuação de Deus no nosso mundo. No primeiro episódio (The Ferguson Syndrome) Paul prova que o cadáver intacto de uma freira do século XIX não entrou em profundo processo de decomposição por motivos naturais, devido ao solo do cemitério e às sementes de damasco que se decompunham no local. Logo percebemos que a minissérie aborda parte do processo de investigação de milagres pela Igreja Católica. O fenômeno extraordinário é relatado e o investigador usa todos os procedimentos científicos e racionais possíveis para encontrar uma explicação natural. Não havendo, registra-se o milagre. No primeiro episódio vemos logo que não é fácil, como se pode pensar comumente, para a Igreja considerar que um fato extraordinário é um milagre. Também há toda uma sistematização para beatificar, canonizar e enfim, tornar santo um religioso falecido considerado o elo entre Deus e homens para realizar milagres.  

            Mesmo envolvido intimamente com a Igreja, Paul começa a perder a fé no divino por não encontrar nenhum milagre. Ele confessa ao seu amigo e mentor, padre Calero (Hector Helizondo), a sua crise de fé e a sua espera por um sinal de Deus. O vacilante seminarista consegue uma licença e vai para o interior, mas inesperadamente recebe uma ligação de padre Calero pedindo que ele investigue o caso de um garoto de uma cidade próxima que aparentemente faz curas. Mesmo contrariado, Paul procura pelo menino. Ele se chama Thomas Ferguson (Jacob Smith) e está sofrendo de anemia, mas pode curar outros doentes. O problema é que a cada cura, Thomas enfraquece se aproxima da morte.
           
No fim do episódio Paul sofre um acidente de carro e Thomas o salva, morrendo em seguida. No momento da cura, Paul viu seu sangue escorrer pelos estilhaços de vidro do carro e escrever “Deus está aqui agora”. Recebendo alta do hospital, Paul foi ao funeral de Thomas e viu seu fantasma. O mesmo fantasma também foi até sua casa para lhe pedir ajuda e avisar que a Escuridão queria tomar tudo. Conversando com padre Calero, Paul descobre que seu amigo nunca o ligou para pedir que investigasse Thomas. Ao que parece, a ligação veio do além, literalmente. O desorientado seminarista se reporta ao seu superior, o monsenhor do seu arcebispado, mas este lhe informa que não pode considerar que o caso Thomas envolveu milagres porque não há provas. Paul, no auge da sua inquietação, pede demissão.



            Pensando sobre tudo numa lanchonete (ao som de Knocking On The Heaven´s Door de Bob Dylan, genial esse momento!) Paul encontra Alva Keel (Angus Macfadyen),  professor de Harvard especializado em fenômenos paranormais que tem uma organização que investiga milagres, a Irmandade em Busca da Verdade (Sodalitas Quaerito em latim). Keel convida o agora ex-seminarista a trabalhar com ele. Keel também investiga o fenômeno chamado hemografia, a escrita de sangue feita espontaneamente, como no caso de Paul, mas o que Keel viu até então foi a expressão “Deus está em lugar nenhum”. Esse é o mistério-base da minissérie, mais desenvolvido no episódio seis (The Hand of God) quando outro jovem cujo sangue também escreve “Deus está aqui agora” e que também vê o fantasma de Thomas, como Paul, persegue e mata as pessoas cujo sangue escreve “Deus está em lugar nenhum”.


           O estilo de Milagres segue a linha dos clássicos Além da Imaginação, do grande Rod Serling, e Arquivo X¸ do “mago” Chris Carter, se assemelhando mais à série de Carter. O dom/maldição de Thomas, que consiste em curar os outros e enfraquecer, é a mesma habilidade da criatura do episódio “O Dom” da oitava temporada de Arquivo X. A ex-policial Evelyn Santos (Marisa Ramirez) trabalha com Paul e Keel, mas entre esses dois, a personagem assume uma função de neutralidade, pois a discussão entre paranormalidade e ciência, como há em Arquivo X, fica entre Paul e Keel. Em Arquivo X o agente Mulder (David Duchovny) defende a paranormalidade e a agente Scully (Gillian Anderson) se mantém ao lado a ciência. Em Milagres Paul fica com a ciência e Keel com a paranormalidade. Mas diferente de Arquivo X os casos investigados em Milagres têm uma conclusão, um fim (com exceção dos casos envolvendo hemografia).

            Arquivo X tinha um protagonista que em certo tempo duvidava de suas próprias crenças e de si mesmo, um recurso narrativo que o tornava mais interessante. Paul Callan também é assim, mesmo presenciando fenômenos paranormais o tempo todo e incrivelmente, duvidando dos novos que aparecem. Arquivo X tem um clima geralmente sério e sombrio, mas há quebras. Mulder é comumente bem humorado, levando Scully junto e levando esse humor ao auge nas aparições dos carismáticos Pistoleiros Solitários. Em Milagres, os três investigadores não se envolvem muito, de forma íntima, fato assegurado pelo pouco tempo de relacionamento que eles têm, mas isso contribui para não dar muito humor à minissérie, deixando-a também com um tom sombrio, mas não tanto quanto à horripilante e premiada Millennium, também outra criação do “mago” Chris Carter. O clima de terror de Milagres deve muito ao seu produtor executivo, David Greenwalt, co-criador da famosa série vampiresca Angel.

            Além das séries já citadas e mesmo sem ter casos de possessão demoníaca Milagres me lembrou em alguns aspectos o filme O Exorcista (1973), de William Friedkin, tanto na melodia ao piano da música de abertura (semelhante à trilha sonora de mistério do filme) quanto na imagem de abertura, onde Paul se dirige à cidade com uma mala, semelhante à imagem que mostra o padre Merrin (Max Von Sydow) chegando à residência familiar perturbada pelo Mal. Veja as imagens.




           O tom escuro de Milagres mais seus casos intrigantes provocam calafrios no fim de alguns episódios, quando se consegue acalmar um espírito, mas este sempre volta para dar um recado final. Entre tantos fatos totalmente sobrenaturais a minissérie aborda um tema de ficção científica, a conexão temporal momentânea entre séculos, no oitavo episódio (The Battle at Shadow), quando um soldado da Guerra Civil norteamericana consegue entrar por alguns minutos no nosso tempo procurando por notícias de sua família. Esse é o único episódio que não envolve diretamente o mundo sobrenatural povoado por fantasmas e outras criaturas.

            Até o episódio seguinte (Mother´s Daughter) Milagres me causou calafrios, mas depois, caminhando para sua conclusão, as estórias focam mais nos dramas das pessoas e famílias envolvidas com os fenômenos sobrenaturais. Isso acontecia antes, mas se intensifica após o meio da obra, provocando uma perda do terror que a minissérie mostrava até então, porém, mantendo sua qualidade. No penúltimo episódio, por exemplo (The Letter), vários mortos escrevem cartas aos seus parentes por meio de um prisioneiro que está no corredor da morte, mas o foco do episódio é a opinião dos familiares sobre isso.


           Outro episódio interessante é o décimo (Saint Debie), quando os três detetives vão a uma cidade do interior para investigar o caso de uma possível santa, uma garçonete chamada Deborah que se cura de qualquer ferida, desde facadas no pescoço à picadas de cobra. Paul desconfia de tudo e Evelyn e Keel provam que era tudo armação envolvendo o prefeito da cidade para promover o turismo. No entanto, no fim do episódio Deborah escapa “milagrosamente” da morte certa. O episódio então aborda os falsos milagreiros e o milagre enquanto concepção cotidiana, como o acontecimento de um evento que tem pouca probabilidade de acontecer, mas que acontece.

            Milagres caminha para o seu fim com um teor mais dramático do que aterrorizante, mas no último episódio (Paul Is Dead) há um retorno às aparições de Thomas e assim aquela velha escuridão volta, mas muitas perguntas ficam sem respostas (como os casos de hemografia), semelhante à inesquecível série Twin Peaks dos mestres David Lynch e Mark Frost. Ah, e antes que você queria me mandar de volta ao outro mundo após ler o título do último episódio, informo logo que não, Paul não morre.



          Na sua noite de estreia, no dia 27 de janeiro de 2003, Milagres chegou ao quarto lugar de audiência. Mas após a exibição de três episódios o espetáculo ficou suspenso por várias semanas. Segundo o seu criador Richard Hatem: “Por várias razões”. Mas pouco depois mais três episódios foram exibidos até o cancelamento das transmissões em 3 de abril de 2003. Os sete episódios restantes não foram exibidos nos EUA, contudo, a VisionTV do Canadá os transmitiu. No site Amazon.com é possível encontrar o box em DVD da minissérie. Mais abaixo pus o link.

Os poucos dados que temos apontam o fim da minissérie por motivos financeiros e de audiência, mas como disse antes, Milagres é underground e não se tem muitas informações seguras sobre a série. Não apenas as perguntas abertas, mas o próprio tom do último episódio deixa um desejo de mais, mais casos, mais mistérios, mais milagres, mais escuridão...

-Talvez estejamos aqui embaixo por nossa conta.
- Qual o sentido da fé se ela nunca é testada?       
(Diálogo entre Paul Callan e padre Calero).



Links Para Download

Episódio 01 – The Ferguson Syndrome


Episódio 02 – The Friendly Skies




Sites Pesquisados




11 comentários:

  1. Cara to procurando esse serie a uma tempão! muito nostálgica assistia toda madrugada no Sbt. (alias foi a unica serie que acompanhei =)) vc poderia posta o resto dos EP? Grato.

    ResponderExcluir
  2. Valeu! Eu tinha um DVD com os 13 episódios mas perdi em mudanças de casa. Estou procurando-o. Quando encontrá-lo, postarei o resto.

    ResponderExcluir
  3. Já fui em tudo quanto foi canto e não achei dublado essa série!Se caso vc encontra-se dublada, poderia posta-la caso encontra-se,valeu.

    ResponderExcluir
  4. Super difícil encontrar essa série pra baixar. Obrigada por postar os 2 primeiros! :)

    ResponderExcluir
  5. Pessoal eu encontre os episódios dublados para baixar;
    http://universeseries.com.br/download-miracles-1a-temporada-legendado/

    ResponderExcluir
  6. gosto muito desta serie e depois de mais de dez anos que a assisti tive o prazer de reencontrar no youtube
    https://www.youtube.com/watch?v=5bRpQeTfin4&t=1321s

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde! Amo essa série! Vi a primeira vez no sbt e depois, por ser rara de achar, eu só revi muitos anos depois, no you tube.
    Série maravilhosa!

    ResponderExcluir
  8. E cadê a série dublada, não se encontra mais dublada em português

    ResponderExcluir