ThiagoDamasceno: Música: Cantores de Uma Música Só - Lista 02

domingo, 27 de maio de 2012

Música: Cantores de Uma Música Só - Lista 02


Viajante Clandestino - "Cantos Urbanos" 

Produção musical independente e gratuita! 

"Onde deixaram as chaves do carro?
Quais são as cores da bandeira global?
Tanto céu, tantas nuvens, pouca constelação!"
(Geração Coca Zero)
 

Cantores De Uma Música Só
Lista 02

Por Thiago Damasceno

            Caso você não tenha visto a lista anterior, sugiro que procure-a em BUSCA ou na coluna ao lado em POSTAGENS POPULARES. Agradeço a todas as leituras e comentários sobre o post anterior. Aguardo mais sugestões para continuarmos nessa caminhada musical. Desta vez, começarei falando bem sobre boas músicas.

01) Vanessa Rangel – Palpite

Tô com saudade de você debaixo do meu cobertor
E te arrancar suspiros, fazer amor...

E aí, será que você volta?
Tudo à minha volta é triste
E aí, o amor pode acontecer
De novo pra você
Palpite

            Ótima música e melhor ainda quando é ouvida a dois. É uma pena que Vanessa Rangel tenha feito sucesso apenas com essa.

02) Kiko Zambianchi – Primeiros Erros

Meu caminho é cada manhã
Não procure saber onde estou
Meu destino não é de ninguém
E eu não deixo meus passos no chão

Nem preciso citar a letra completa. Kiko Zambianchi é um ótimo compositor e enquanto tocava com Capital Inicial essa música decolou. Tornou-se um dos símbolos do pop rock nacional. Eu e meus amigos nem suportamos mais tocá-la, mas claro que a respeitamos muito. Zambianchi tem muitas outras músicas excelentes, mas só Primeiros Erros ficou na boca da maioria do povo.

03 – Fat Family – Jeito Sexy

Mas eu sei que você sabe
Que um outro amor não cabe
Pode estragar, não vou parar
Te quero demais!

Oh baby dance, dance dance
vem mexendo assim não pare, pare, pare
com seu jeitinho sexy,sexy,sexy
no meu ouvido fale, me fale, me fale



Um álbum que vendeu muito (cerca de 1,8 milhão de cópias) foi o Fat Family, de 1998. O grupo, de mesmo nome, era composto pelos irmãos Sidney, Simone, Suzete, Kátia, Celinha, Deise, Felipe, Coutinho e Sueli, que se inspiravam nos grupos vocais norteamericanos. Com certeza todos se lembram do intrigante e descolado movimento de pescoço que eles faziam na coreografia de Jeito Sexy, versão de Milton Guedes da canção Shy Guy, de Diana King.

Deixando as coisas sexys no passado, o conjunto passou a se apresentar em 2005 como um grupo gospel.

04 – Pepê & Neném – Mania de Você

Olhos nos olhos, boca na boca
Que coisa louca, a gente rolar outra vez
Baby me chama, me leva pra cama
E diz que me ama, pelo menos uma vez

Por que você não vem ficar comigo, baby?
Eu sou louca por você!
Por que você não vem ficar comigo?
Me alivia essa mania de você!


            Um hino das mulheres sexualmente insatisfeitas e semidesesperadas. Em 1999, essa enjoativa canção estava no primeiro disco das irmãs gêmeas idênticas conhecidas como Pepê & Neném. Rendeu Disco de Ouro e apresentações em vários programas de auditório. Reza a lenda que em 2001, no ponto máximo do sucesso, elas foram roubadas pelo próprio empresário e faliram. Mas posteriormente, retomaram a carreira. Porém, nunca mais ouvi falar das duas nem de nenhuma mania. 

05 – Amado Edilson – Mulher da Blusa Amarela

Vocês estão vendo aquea
Mulher da blusa amarela
E a saia de outra cor?
Vendo ela desprezada,
Lembraste que foi amada?
Já foi meu primeiro amor

Já foi meu primeiro amor
Já foi meu primeiro amor



            Essa canção é uma tragédia. Muito popular no Norte e Nordeste do país, principalmente (e acho que apenas) nas épocas de vaquejada. Não sei se ela é popular nos outros cantos do Brasil. Popular no país todo ou não, Amado Edilson é uma espécie de discípulo de Lairton & Seus Teclados (este último tem uma canção comentada na seção anterior). A voz de Amado, muito aguda e artificial, lembra um Lairton entalado ou um Lairton que engoliu gás Hélio. Edilson tem outras canções, mas como todas são muito parecidas (tediosas, mal cantadas, com melodias parecidíssimas, com os mesmo ritmos e os mesmos temas) parecem que são apenas uma canção só.
           
A criatividade mandou lembranças pra Edilson em relação ao seu nome artístico: “Amado Edilson”, que automaticamente nos faz lembrar de Amado Batista. O plágio é feito na cara dura. É como se eu resolvesse fundar uma banda de rock chamada Multidão Urbana. Alguém iria dizer que já ouviu esse nome em algum lugar...


Nenhum comentário:

Postar um comentário