ThiagoDamasceno: Música: Ouça A Canção "Andarilho Noturno"

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Música: Ouça A Canção "Andarilho Noturno"


Andarilho Noturno

Por Thiago Damasceno

Carolina-MA, 23/01/12, segunda-feira


Heitor Gomes Lopes: contrabaixo, cajon, gaita harmônica em C, mixagem
Thiago Damasceno: voz, violão, meia-lua


        Pessoal, cliquem nos links acima para assistir ao clipe e baixar a primeira canção de “Cantos Urbanos” do Viajante Clandestino: Andarilho Noturno, obra minha e de Heitor Gomes Lopes. Em breve, também divulgaremos o clipe da canção. Desde já agradecemos a quem ajudar na divulgação de nossas obras. Muitas outra virão.  A seguir, alguns comentários que fiz sobre essa canção.

Andanças noturnas, conversas que varam madrugadas, violões, viagens, muita inspiração, noites mal dormidas, horas e horas gravando e editando vídeos. Esses termos podem resumir Andarilho Noturno. Como expliquei em postagens anteriores, eu e Heitor nos juntamos e resolvemos gravar e lançar algumas composições próprias na Internet. As canções fazem parte do álbum “Cantos Urbanos”.

Das canções que lançaremos até março deste ano, Andarilho Noturno é a mais recente. Lembro que a compus em novembro, numa quente tarde goianiense. O que me inspirou para criá-la foram vivências e leituras, que há tempos queriam “sair de mim” e se transformar numa canção. Entre as vivências, estão as viagens e os anos em que morei em Carolina, assim como os meses em que passei as férias por aqui, onde adoro caminhar pela quietude da madrugada, quando a cidade exibe os seus detalhes. A principal leitura que me influenciou foi o livro On The Road, do autor norteamericano Jack Kerouac. Nessa obra, Kerouac usa pseudônimos para relatar suas viagens com amigos, regadas à rebeldia, sexo, droga, jazz, caronas e mochilas nas costas. É um dos meus livros preferidos e que influenciou toda uma geração, assim como uma gama de artistas e bandas, destacando Bob Dylan e The Doors.

Assim que fiz o arranjo básico de Andarilho no violão, imaginei-a tocada numa levada que lembrasse country. Conseguimos isso graças ao empréstimo de um contrabaixo e um cajon por nossos amigos, respectivamente, Luan Diego e Luciano Noleto (banda Blackout). Também agradecemos a Gleidson de Miranda, primeiro tecladista da Blackout, por nos emprestar sua mesa de som para todas as gravações.


         Andarilho Noturno
(Viajante Clandestino)
Lá vai a Lua, tão escura
Tão carregada de solidão
Vou eu andando na amargura
Bebendo vinho na contramão

Lá vai o Céu, tão estrelado
Abarrotado de constelações
Vou caminhar e descansar
Como se o mundo fosse meu irmão

Não vou aguentar ficar sozinho não
Se você passar, por favor
Me leve pra onde você for
Eu preciso mesmo é viajar

Pra onde ninguém possa me achar
Muito menos me reconhecer
Mesmo assim espero encontrar
Alguém me esperando com a porta aberta
Pronto para conversar
Até o dia clarear e que se dane o amanhecer


Sempre há música no ar...

2 comentários:

  1. Oi Thiago!
    Acabei de publicar o novo post, com o assunto que você sugeriu - dê uma conferida. Obrigado pelo interesse!
    []s

    ResponderExcluir