ThiagoDamasceno: Crônica (escrita no dia 06/08/09)

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Crônica (escrita no dia 06/08/09)

Os Repetitivos Teletubbies

Por Thiago Damasceno

    Esta crônica aborda um assunto que era considerado tabu entre os meninos dos Anos 90, mas que agora soa muito engraçado. O conhecimento desse delicado tema veio de uma conversa com um amigo. Nós chegamos a seguinte conclusão: a maioria dos meninos assistiram aos Teletubbies e não admitiam na época! Ou então, em alguns casos, assistiam e admitiam com muita vergonha! Hoje, esses caras, dos mais afeminados (independente da opção sexual) aos mais masculinizados encaram isso como uma coisa engraçada. Admito que assisti a muitos episódios dos Teletubbies, mas na época eu não era nem doido de assumir isso. Os colegas na escola iriam me chamar de “mulherzinha” ou “baitola”, fora os risos. E foi assim com muitos caras, com meninas acredito que não. Nunca foi considerado tão ridículo uma menina ver programas bem infantis como os Teletubbies. Com os meninos foi e é diferente.

    Lembro muito bem. Se o moleque tivesse uma TV no quarto, na hora dos Teletubbies ele entrava, trancava a porta dando duas voltas completas na chave, fechava as janelas e cortinas, colocava um fone de ouvido na TV e ia assistir calmamente sua atração infantil. Tudo no mais extremo sigilo! O quarto do moleque era mais guardado que a hipotética Área 51! Caso ele não tivesse TV no quarto, só assistiria quando estivesse sozinho em casa, mas assistiria! Ao menos para matar a curiosidade. O engraçado é que quase não havia moleques na rua enquanto estava passando o programa Teletubbies. Coisa semelhante aconteceu quando muitos garotos dormiam tarde enquanto passava a libidinosa minissérie da Rede Globo Presença de Anita. Os moleques eram verdadeiros zangões atrás do mel, ou melhor, da Mel! O fato pior era que às vezes, rodinhas de meninos conversavam sobre Teletubbies e programas estilo “Xuxa & Seus Baixinhos”, zombando dos mesmos. Os caboclos que zombavam eram os mesmos que assistiam. Tudo isso pra disfarçar o que faziam quando ninguém estava olhando... Como diria Tiririca: “Só sendo minino mermo, minino!”

    Veja bem caro leitor... as crianças nunca foram e não são bobas. Só queria lembrar que quase todos que eram crianças nos saudosos Anos 90 também assistiram aos Ursinhos Carinhosos e às Chiquititas. Esses eram mais fáceis de assumir porque não eram tão bestas. Já Teletubbies, meu Deus! Era coisa para criança que ainda ia nascer! Palavras repetidas um bilhão de vezes: “lanche gostoso! lanche gostoso!” “é hora de dar tchau! É hora de dar tchau!” Um narrador que dava sono! Um sol que era a cabeça de um bebê! Isso e mais aquele mundo hipercolorido era psicodelia liberada para criancinhas! Olha o perigo! Fora o absurdo de que o programa consiste em quatro extraterrestres ensinando as crianças terráqueas a viver na Terra! Vai entender né?!

    Pois bem, aqui está o recado, ou melhor, a lembrança. Tempos depois surgiu uns Teletubbies mais toscos, mas nem por isso menos engraçados, que quem estudou em Carolina-MA no primeiros tempos dos Anos 2000 conheceu, mas isso é assunto para uma outra crônica...

2 comentários:

  1. Eu sei quem são!!!!! kkkkkkk
    e confesso que ficava tensa qndo sabia das gravações,principalmente o locais...
    adooooro!

    ResponderExcluir
  2. Bem que eu sabia q os telequins, teletos e os televans ...tinham alguma inspiração xD
    kkkkk

    ResponderExcluir