ThiagoDamasceno: Crônicas: Conversas No Elevador, 03 e 04

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Crônicas: Conversas No Elevador, 03 e 04

Conversas No Elevador

Por Thiago Damasceno

III
O Calor Infernal de Deus

            O jovem estudante, agora universitário...
Então é melhor que eu diga “o jovem universitário”. Mas “jovem universitário” não é um pleonasmo? Não! Peguei você que por um momento concordou com isso! Nem só de jovens vive a universidade! Então, é melhor começar tudo de novo. Não queira mudar de blog, minha licença cronística permite isso.


Conversas No Elevador

Por Thiago Damasceno

III
O Calor Infernal de Deus

            O jovem universitário, após percorrer a pé algumas quadras rumo ao seu apartamento, voltando da universidade em pleno peso do calor do meio-dia no horário de verão (onze horas no “horário real”, pior ainda!) entra com toda sua carga de suor no elevador do seu prédio. Em seguida, outro morador, já expulsando o suor da testa com a palma da mão esquerda, entra e lhe aborda de forma inédita:

- Calorão dos inferno né, rapaz?!

-É.

-Mas Deus sabe o que faz!

            O simpático estudante esboça um ruidoso sorriso de lábios cerrados. O representante infernal de Deus na Terra continua:

-Segundo os cientistas a gente tem que beber muita água.

-É bom mesmo – afirma o jovem universitário com toda sua inteligência acadêmica e logo em seguida o elevador chega ao seu abafado apartamento.


IV
Horário de Verão

            É cedo da manhã. Ainda está escuro. O jovem universitário levanta-se com dificuldade, como se estivesse saindo do próprio velório, troca de roupa, escova os dentes e vai ao sagrado elevador para em seguida, ir ao ponto de ônibus e de lá rumar para sua universidade, cambaleando em meio à dormência matutina da cidade. Porém, ao entrar no elevador, encontra uma sóbria senhora com cara de “O horário de verão chegou e nada aconteceu comigo”. Simplesmente ela está lá: firme e forte que nem a mulher de Ló versão estátua de sal.
            Impressionado com sua resistência física e sonífera, o jovem universitário dirige a palavra à sua interlocutora no ambiente do elevador (coisa rara, sem ironia. Sério mesmo):

-Esse horário de verão tá me acabando... Não tô mais dormindo direito... Durmo tarde e tenho que acordar cedo demais.

            A sóbria senhora afirma com a cabeça. O elevador chega ao térreo e ela diz:

-É só dormir uma hora antes do que você dormia antes que você regula seu sono – proclama essa profecia e zarpa do elevador com a dignidade que só as estátuas de sal ambulantes têm. 



Festival Sesi Canta Cerrado Edição 2012

Por Thiago Damasceno

         Galera, a canção "Andarilho Noturno", marcante no trabalho do Viajante Clandestino, foi classificada para a semifinal do concurso de música Sesi Canta Cerrado - Edição 2012. Peço que visitem a página abaixo e dêem seu voto. A Categoria é "Comunidade". O mesmo PC pode votar mais de uma vez. Agradeço a colaboração de todos! Me apresentarei na primeira etapa da semifinal na sexta-feira dia 09 à noite (a partir das 21 horas) no Teatro SESI, localizado na unidade operacional do SESI “Centro Cultural Paulo Afonso Ferreira”, situado à Av. João Leite, 1013 – Setor Santa Genoveva - Goiânia- GO/Telefone: (62) 3269 0803.

"Se você passar, por favor
Me leve pra onde você for
Eu preciso mesmo é viajar!"


Nenhum comentário:

Postar um comentário