ThiagoDamasceno: Ouça A Canção “Como Diziam Nossos Pais”

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Ouça A Canção “Como Diziam Nossos Pais”

Como Diziam Nossos Pais
Por Thiago Damasceno



Segundo lançamento de “Cantos Urbanos” do Viajante Clandestino. Excelente canção pra se ouvir a dois. Foi composta pelo meu parceiro Heitor Gomes Lopes, tendo em mente sua namorada, Sara Melo. Para o clipe, pensamos em algo mais caseiro e aconchegante que Andarilho Noturno (http://www.youtube.com/watch?v=lwCoISl5cbE). Conseguimos isso com o auxílio de um jogo de luzes azul e vermelha, além dos enquadramentos das câmeras.

Como Diziam Nossos Pais tem o poder de atrair alguém ou essa necessidade de ter alguém ou a lembrança de um amor perdido. Começa mostrando a timidez característica do início de alguns relacionamentos “É uma boa desculpa pra gente se ver” que não precisa, mas inventa motivos pra ter momentos com o ser amado. Passado o receio, os amantes percebem coisas lindas e simples, tal como seus pais devem ter dito em algum dia “Pra entender as coisas mais bonitas que diziam nossos pais”. Mas mais que isso, essa música ainda fala sobre o amadurecimento de um relacionamento “Pra lembrar que fomos sempre com calma, pra aproveitar cada sensação” adquirida após certo tempo de diálogo, convívio e paciência entre o casal. Nessa obra, Heitor também captou um fenômeno belo e único que consiste em perceber que uma determinada pessoa marca e muda o seu cotidiano pra melhor “Você é a melhor parte dos meus dias... A palavra mais bonita pra escrever numa canção” e extravasa seus sentimentos no último verso: “Você merecia que eu cantasse melhor, mas é de coração”.

Entretanto, o humor também permeia a história de Como Diziam Nossos Pais, aliás, o humor sempre marcou presença em nossas tramas musicais, desde os tempos da antiga banda Blackout. Como assim? Bem, o título original dessa canção era O Que Diziam Nossos Pais. Como bons ouvintes de Belchior que somos, começamos a fazer brincadeiras dizendo que O Que Diziam Nossos Pais era uma cópia de Como Nossos Pais, de Belchior. Sim, nós fazemos graça com nossas próprias músicas, de maneira saudável, claro! Comparando as duas canções, em certo momento passamos a chamar a obra de Heitor de “Como Diziam Nossos Pais” e terminamos registrando-a na Fundação Biblioteca Nacional com esse nome mesmo. Heitor coloca a culpa da confusão em mim, mas eu revido dizendo que o tempo todo ele estava por perto e não corrigiu o documento que continha todas as letras de nossas canções e que está hoje nos arquivos da Biblioteca Nacional.

Muita Paz & Amor e até a próxima!

Sempre há música no ar...

            Como Diziam Nossos Pais
(Viajante Clandestino)

Na quinta-feira sem perceber, esqueci minhas chaves com você
É uma boa desculpa pra gente se ver
Pra aproveitar e conversar sobre qualquer coisa
Ouvir tua voz, sentir teu cheiro
Depois o assunto vai acabar e o silêncio vai nos convidar
Pra chegar mais perto, dar um abraço e um beijo

É quando a vida nos dá um sentido a mais
Pra entender as coisas mais bonitas que diziam nossos pais
É quando a vida nos dá um sentido a mais
Pra entender as coisas mais bonitas que diziam nossos pais

Já faz um tempo e eu não preciso mais de desculpas pra te ver
Temos mil planos pra compartilhar e reescrever
Pra lembrar que fomos sempre com calma
Pra aproveitar cada sensação
Pra lembrar que você é a melhor parte dos meus dias
Pra lembrar que você é a palavra mais bonita
Pra escrever numa canção
Desculpe minha voz cansada e o meu desafinado violão
Você merecia que eu cantasse melhor, mas é de coração

Nenhum comentário:

Postar um comentário