ThiagoDamasceno: Crítica: O Transporte Coletivo Em Goiânia

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Crítica: O Transporte Coletivo Em Goiânia


A Verdadeira Face Do Transporte Coletivo De Goiânia

Por Átila Douglas Matias



É fato que Goiânia está caminhando para a obscuridade e para um rumo sem volta quando se fala de trânsito e medidas preventivas para os motoristas encrenqueiros. Muito se discute sobre o que se deve fazer para diminuirmos as conseqüências desse consumismo exacerbado, inimaginável e, às vezes, intolerável, de veículos.
Quem são os culpados? Quais são os projetos e previsões para se amenizar o que todo mundo está vendo, mas finge que não vê? Como poderemos agradar a população, tanto da classe média, como da classe alta? Essas são algumas das inúmeras questões sobre o caos que está virando o transito goianiense, e quiçá, o brasileiro.
Uma das soluções mais óbvias seria parar a venda de carros novos. Para que isso aconteça, seria necessário um transporte público descente e digno, confortável e pontual, a fim que se estimule o cidadão a utilizar os serviços públicos governamentais. Eis aí o elo fraco da tentativa de melhora: os serviços prestados pela Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) de Goiânia, chegam a ser humilhantes e incompetentes perante os usuários destes serviços. Muitos classificarão essa minha opinião como fútil e banal. Se você já está pensando assim, acho melhor parar de ler este texto.
Colocarei algumas exposições que provam a atitude vergonhosa da CMTC. A falsa propaganda esconde toda a falha do sistema cronológico de transporte, causando atrasos e indignação total por parte de quem precisa usar isso que é chamado de transporte público de Goiânia. Cabe perguntar o seguinte: se tal transporte, por alguns é considerado público, por que há o predomínio de empresas privadas neste ramo?
Vamos aos fatos. 


Antes de qualquer coisa, eu sei do que estou falando, pois utilizo o ônibus para me locomover, ir para o trabalho, atividades universitárias, dentre outras, e conheço como ninguém o assunto abordado.
Na segunda-feira (26/09) cheguei ao Terminal Garavelo às 23h10min, tranqüilo, pois o veiculo que me levaria para casa, a linha 186 – Buriti Sereno, só sairia as 23h42min. Calmamente, esperei até a hora marcada para a saída do ônibus que, surpresa ou não, saiu com um atraso de 30min, deixando-nos correndo perigo ao voltar para casa e mais cansados do que já estávamos (refiro-me a todos que estavam comigo, com seus olhos fundos e sonolentos).
O que se espera quando você sai do trabalho é que chegue em casa o mais cedo possível, para que tenha uma noite de sono tranqüila e calma, e não que fique em um terminal durante uma hora esperando sua condução. É isso que o transporte nos faz passar, obrigando-nos a dormir cada vez mais tarde e acordar cada vez mais cedo, devido aos atrasos, tanto à noite, quanto no inicio do dia.  Outro fato que queria compartilhar é este, a falta de compromisso, na parte da manhã, com a população. Os ônibus alimentadores (que levam as pessoas dos bairros aos terminais) não passam em menos de 20min. Na teoria, teria que ser no máximo 10mim.
Quando eu estava no Terminal, questionei um "funcionário" sobre a previsão para a saída do ônibus. Surpreendi-me com a resposta: "Sei não, só a CMTC que pode informar". Ora, e ele estava a serviço de quem? Essa falta de informação, esses atrasos e ainda mais a irresponsabilidade de alguns motoristas (estes não são tão culpados, pois devem cumprir horários) é o que me deixa indignado, sentindo humilhação, pois nem tenho a certeza de que voltarei são e salvo para casa. 


Está aí a palavra certa: HUMILHAÇÃO. Foi e é o que eu sinto toda vez que dependo de ônibus nos horários mais extremos do dia. E é isso que me faz incentivar, cada vez mais, a compra de um carro novo, confortável, ágil, independente, pois a utilização do transporte coletivo em Goiânia eu não recomendo para ninguém, é o purgatório da civilização goianiense. 
Assim o ciclo é alimentado, e por mais que se tente, nada pode ser mudado. É um passo para frente, e dois para trás. 

2 comentários:

  1. Realmente e uma vergonha os terminais de onibus de Goiania,voice tem que esperar.... esperar... pra entrar no onibus e no empurra empurra,e os motoristas vao deixando entrar sem limite de passageiros, os espaços reservados para gestantes idosos mulher com criança no colo nao e respeitado, fora isso a falta de higiene deses onibus, ta certo que tem gente que nao ta nem ai e joga no chao mesmo,( nao tem serviço de limpeza para eses onibus ???) nao justifica!! é um tranporte publico exatamente por ser um tranporte publico a atençao dos dirigente diretores cordenardor dono ... seila quem deveria de ser maior, com higiene, pontualidade e uma ordem da hora de entrar no onibus.... REALMENTE É UMA VERGONHA!!!!

    ResponderExcluir
  2. Eu concordo...goiânia tem tanta carência na implantação de um transporte dencente,"Que nao seja essas coisas ridiculas de "metrobus".Quando se foram feitas promessas de um Metrô de verdade,mas que nunca ficará pronto já que todo o dinheiro para esse investimento acaba sendo desviado nos esquemas de corrupção.Mas também tem carência na infra estrutura urbana das ruas da cidade que a maioria não tem porte suficiente para uma cidade de 1.3Milhões de habitantes,além de ser conurbada com Aparecida de goiânia,Outra grande cidade.

    ResponderExcluir