ThiagoDamasceno: Filosofia

segunda-feira, 7 de março de 2011

Filosofia

Uma Conversa Entre Um Mestre E Um Aprendiz Sobre Riqueza Material

        Numa nublada tarde de Janeiro, quando eu ainda estava de férias em Carolina-MA, fui até a casa de um professor meu. Eu poderia chamá-lo de ex-professor, já que ele me deu aula no ensino convencional, mas ainda o chamo de professor ou mestre porque até hoje ele me dá lições sobre as coisas da existência. Discutimos vários assuntos e destaco neste texto o que conversamos sobre a riqueza.
        Eu lhe falei dos últimos fatos vividos por mim e ele me falou dos seus planos para o futuro. Apesar de seguir estradas diferentes, nossos passos pareciam convergir para um ponto onde milhões de pessoas também querem ir: a riqueza, esse sonho que percorre a humanidade desde tempos imemoriais. Mas o tipo de riqueza que mais era e é visado pela maioria de nós é a riqueza em dinheiro e em bens materiais. A outros tipos de riqueza, mas refletimos naquela tarde sobre a riqueza material.
        Meu mestre me contou o caso de um conhecido seu que mora numa cidade grande e é dono de muitos negócios. Tal indivíduo tem dinheiro para comprar o que pretende e para deixar seus descendentes vivendo bem até a terceira geração, porém, ele não tem tempo para saborear os frutos do seu trabalho e acompanhar sua família.  Esse mesmo indivíduo rico, também é escravo do dinheiro e do tempo criado por seus empreendimentos capitalistas. Meu professor também concluiu dizendo: “O dinheiro custa caro”. Uma pessoa rica é uma pessoa trabalhadora e por isso mesmo, muito ocupada. Será que um rico tem tempo para simplesmente viver a vida? Tirar um cochilo depois do almoço? Sair com os filhos? Se divertir com os amigos? Ler e contar uma piada? Muitos querem muito dinheiro, mas poucos se perguntam quanto custa essa ambição. No fim das contas, assim como toda escolha tem suas conseqüências, tudo tem seu preço.
        Vale lembrar que o modo de pensar imediatista da nossa sociedade visa a riqueza no menor tempo possível mediante altos salários. Será que a riqueza não poderia ser alcançada por meio de uma boa administração financeira mensal, por mais que o indivíduo não ganhe muito? Será que ela poderia ser alcançada com estratégias, cortes, economias, enfim, com objetivos a longo prazo?
         O professor com quem conversei disse que tinha planos para abrir um negócio modesto e curtir a vida. Concordei com ele. Naquele dia eu aprendi que a riqueza é perigosa e que deve-se pensar bem sobre ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário