ThiagoDamasceno: Portuguesando: "De a pé" ou "A Pé"? "Esperiência" ou "Experiência"?

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Portuguesando: "De a pé" ou "A Pé"? "Esperiência" ou "Experiência"?

         Hoje é a estréia do novo design do blog, desenvolvido pelo inabalável e primeiro colaborador deste site, Jarlony da Silva Telles. Para não deixar o design sozinho e triste, resolvi estrear também a seção Portuguesando.  Nela mostrarei temas da nossa fala e escrita e erros da nossa língua portuguesa que ferem os princípios da Gramática. Todos devem estar cientes da velha rixa entre os tradicionalistas e os liberais, os que defendem a Gramática e os que tentam ignorá-la, respectivamente. Não perco o sono com isso, o que importa é a comunicação, mas também não faço tempestade em vaso sanitário (pense no estrago) para estudar um pouco as regras gramaticais e ver como são consideradas, oficialmente, as formas cultas de falar e escrever. Vamos lá!

De a pé, De pé, À pé ou A pé?




        Uma dúvida pedestre, transeunte... Se eu te contar que fui a algum lugar, eu fui de a pé, de pé, à pé ou a pé? A Gramática diz que fui a pé, pois não existe preposição antes da palavra pé (só esqueci o livro em que li essa pequena regra, mas ela não saiu da minha cabeça) muito menos crase antes de palavra masculina. Então, fui a tal lugar a pé.
        Não é novidade que cada estado e região têm seus modos de falar, gírias, etc. O engraçado é que também têm suas agressões contra a chamada norma culta. Quando eu morava no Maranhão, e quando se vai para lá também, ouvi-se muito fui de pé. Aqui no Goiás, ouvi-se mais fui de a pé. Dialogando nos dois estados constatei isso.

Esperiência ou Experiência?

OPORTUNIDADE DE TRABALHO
PARA MOÇAS ACIMA DE 20 ANOS,SENHORAS E CASAIS
Obs: NÃO PRECISA TER ESPERIÊNCIA
PREENCHA ESTE MINI CURRICULO E COMPAREÇA

Nesta Segunda feira das 9:00 as 11:30 horas
Av. Anhanguera c/ Av. Araguaia, Ed. Cidade de Goiás
sobre loja (celline jóias) sala 03
Centro de Goiania


        A foto acima é um anúncio de emprego que estava fixado na parte interna de um orelhão. Veja o Obs: Não Precisa Ter Esperiência. Caso alguma pessoa apareça com “esperiência”, eu gostaria de conhecê-la, pois ela deve fazer parte de uma cultura bem exótica. Seria melhor “experiência”, com x. Também falta acento agudo em “curriculo” e acento circunflexo em “Goiania”. A crase na indicação do número de horas também não marcou presença em “das 9: 00 as 11: 30 horas”, que deveria ser “das 9: 00 às 11: 30 horas. Outro fator engraçado é a “Segunda feira” sem hífen, o que não indica um dia, mas sim uma segunda feira, um segundo local de comércio, com uma confusão de horas. Uma interpretação ao pé da letra seria mais ou menos assim: Nesta 2ª Feira das 9: 00 as...
       
Até o próximo Portuguesando!

Thiago Damasceno

Um comentário:

  1. Descobri seu blog, gostei muito...vc escreve muito bem...parabéns...aguardo visita no meu blog...obrigado

    ResponderExcluir