ThiagoDamasceno: Crônica: Aprendiz de Escritor

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Crônica: Aprendiz de Escritor

Aprendiz de Escritor
Por Thiago Damasceno

            Saudações, camaradas da astronave Terra!
           
            Andei sumido por uns dias, mas por uma boa causa: escrevo e reescrevo uns contos que invento desde o ano passado. Alguns vou enviar pra concursos literários e outros, publicar aqui. Focado nessa tarefa, confesso que estava sem ideias pro blog, então lembrei que posso muito bem falar do que venho aprendendo no campo da escrita de ficção.


             Destaco um conselho prático do apocalíptico Eduardo Spohr, autor de A Batalha do Apocalipse, que afirma que não há inspiração, que inspiração é mito. Pra criar é preciso (também) cercar-se de referências. Vi que é assim mesmo. Me considerava sem inspiração, então passei a ler muitas obras de terror, horror, literatura fantástica (a linha que venho produzindo) e filmes e séries do gênero. Mergulhei com tudo no mundo da bizarrice, ganhando com isso alguns pesadelos. Porém, as ideias estão brotando na minha pobre e jovem mente conturbada até agora. É uma questão de vontade, criatividade, preparo, organização e tempo. Escrever requer tempo, muito tempo...

            Somos antenas parabólicas, vivemos captando coisas e armazenando-as seja no nível consciente ou inconsciente. Devidamente ambientado e após criar, ler outras obras e algumas coisas de Teoria Literária e técnicas de escrita... comecei a escrever!

Imagino a estória, seus cenários e personagens como se fizessem parte de um filme, um filme interior. Viro uma espécie de “câmera da imaginação” e como ser real, ser com corpo presente, registro pelas palavras o que fantasiei.

            Esses são alguns pensamentos de um aprendiz de escritor. À medida que eu for produzindo mais ficção, também produzirei mais crônicas sobre essa estética experiência. Até a próxima e que a imaginação nos leve aonde nenhum homem jamais esteve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário