ThiagoDamasceno: Prosa: Iluminar

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Prosa: Iluminar



Iluminar


Mayla de Aguiar

A verdade é que as pessoas têm medo de sentir, principalmente quando o sentimento é confuso e as colocam no risco de sofrer posteriormente. E por terem esse medo, esquecem de quem realmente elas querem ter por perto, de quem elas um dia prometeram nunca machucar e esquecer, de quem por muito tempo fizeram e ainda continuam fazendo para iluminar suas vidas. E aí o tempo vai passando e ambas as partes começam a perceber que poucos mesmo são os que se consegue manter afeição, mais pouco ainda são os que realmente nos importa. Mas no fundo toda essa série de emoções, contradições e mudanças de interesses, acaba criando um falso estoicismo em cada ser humano.

          Passamos tanto tempo questionando o que é o "certo" ou "errado", o que escolher, como vai ser o futuro, que nos esquecemos de viver o que no momento nos faz bem. Em meio a tantos pensamentos algumas pessoas preferem mentir ou omitir o que sentem, mesmo que tais mentiras possam afetar quem elas amam e se importam. Então até que ponto o "se importar" com alguém te faz fiel a ela? Até o ponto que o egoísmo humano em busca da sua felicidade unitária fala mais alto. É errado querer ser feliz, querer fazer o que te "dar na telha"? Ora, não passamos a vida buscando a felicidade? Então talvez seja válido ser egoísta com o sentimento dos outros para satisfazer o próprio desejo de ser feliz.

          Mas e aquela história de prometer nunca machucar e esquecer aqueles que deram à sua vida uma alegria a mais? Ahh, isso a gente pode deixar pra depois... Afinal, se o outro se importa de verdade, ele não vai deixar que uma mentira ou uma divergência atrapalhe toda a confiança e companheirismo que ambos criaram. Sabe a história de ser estoico? É pra isso que serve, para quando você não quiser dizer adeus a alguém que você tanto ama e se importa, daí você deixa a dor de lado e passa a reconstruir sozinho o lado dos dois. E tudo isso é nada mais, nada menos, do que o desejo que se tem de ser feliz.

          Vamos, eu sei, é difícil entender. Mas às vezes não é preciso tentar entender, apenas é preciso erguer a cabeça e viver sempre em paz. Cada ser sabe que dentro de si já existe felicidade, basta descomplicar pra vivê-la. Vamos, coração, mentiras às vezes até são bem-vindas, quando você passa a entender que elas foram criadas na intenção de tentar te fazer sofrer menos. Descomplique a vida. Ilumine. Não tenha medo de sentir. Tenha consigo ao menos uma pessoa que te faz sentir viva (o). E se essa pessoa um dia te machucar, não tenho medo de desculpar, não se sinta só, não tenho medo de dizer a ela que tudo vai ficar bem e que pela importância dela em sua vida, você vai lutar pelos dois lados. Pessoas nos decepcionam. No entanto, é tão melhor guardar, lembrar e viver o que foi e é bom. Compreendendo isso, sinta-se possuidor de uma vida tranquila.

Nenhum comentário:

Postar um comentário